domingo, 27 de julho de 2008

Linux - perguntas e respostas - parte 1

[esse post é pra quem não sabe nada de Linux, se você já sabe pode pular, ou leia pra ver se eu não escrevi nenhuma besteira O.o]


Afinal, o que é Linux?
É um sistema operacional.

-Tá, o que é um sistema operacional?

Sistema operacional(ou operativo, em Portugal), ou SO(OS em inglês), é o programa que faz a interface entre o usuário e o computador, além de controlar o hardware.

Tecnicamente, o Linux é um kernel baseado no Unix, e usa aplicativos do projeto GNU.

-Hãã??? Ô.Ô *sai correndo*

Calma, não é tão complicado quanto parece XD

Kernel("quérnel" lol) significa "cerne" em inglês. É o "miolo" do sistema, a parte que conversa diretamente com o hardware. Portanto, é a parte que só é lembrada quando dá problema XD

Unix é um sistema operacional antigo, de código aberto(mas não livre). Dele saíram muitos outros, como o BSD(de onde saiu o Darwin, kernel do Mac OS) e o Linux.

O Projeto GNU é um projeto(não diga -.-") que visava criar um sistema operacional compatível com o Unix(mas sem ser ele, Gnu is Not Unix), mas livre para ser usado, mexido e distribuído XD

-Aaaahn... mas como começou essa coisa?

Um cara chamado Richard Stallman criou o tal projeto em 1984, e eles começaram a fazer o sistema. Aí eles fizeram todos os aplicatívos, e só ficou faltando o kernel.

Eles começaram a fazer o chamado GNU/Hurd em 1991, mas aí um cara na Finlândia, chamado Linus Tovalds, fez uma versão do kernel do Unix(Minix, pra ser mais preciso) compatível com ele, mas sem usar nem uma linha de código do original, sendo por isso completamente livre. Esse kernel se chama Linux.(O nome dado por Linus foi "Freax", mas o cara do servidor em que ele botou o sistema mudou o nome pra "Linux")

É por causa disso que tem gente que chama de GNU/Linux(sendo inclusive motivo de discussão entre o Stallman, que defende essa nomenclatura, e o Linus, que concorda que uma versão criada pelo Projeto GNU tenha esse nome, mas não todos os sistemas com o kernel Linux).


-Muito interessante, mas como eu uso? -.-"

Depende(você vai ouvir muito isso a partir de agora XD)

Se você quer só ver como é, sem instalar, sem mexer no seu Windows, então você pode usar um Live CD. É um sistema Linux completo que roda direto do CD, é só botar ele no pc, reiniciar e pronto. Depois é só reiniciar(ele vai ejetar o CD antes de desligar) e pronto, de volta pro seu Windows.

Se você já decidiu que quer instalar Linux, então pode escolher alguma distribuição que não tem Live CD(mas as Live CD também podem ser instaladas).

Há também a possibilidade de instalar o Linux junto do seu Windows, fazendo um Dual Boot. Vou falar com mais detalhes sobre isso depois.


Continua no próximo post, até mais!



Bibliografia: Wikipédia FTW

Nenhum comentário: